Ana Berganton
COLETIVO USUFRUTO
Criado em 2020, o COLETIVO USUFRUTO é o primeiro coletivo artístico da Casa Rosa Amarela, espaço idealizado em 2017 pelo fotógrafo Fabiano Al Makul, como um lugar onde as pessoas pudessem entrar e se manifestar das mais diversas formas.
A alma grita pelo processo de transformação, mesmo que seja apenas um desvio temporário e, nesse percurso, incontáveis passagens nos trazem até aqui por mera Identidade de Sensibilidade. Assim nasce o COLETIVO USUFRUTO.
​
Abaixo, fotos da exposição VESTÍGIOS, primeira individual do COLETIVO USUFRUTO, pequenas narrativas do pensamento silencioso, num processo harmonioso de um olhar sobre o outro.






Ana Berganton (São Paulo, 1972), estudou arquitetura e jornalismo e, mesmo assim, se viu equilibrando forma e cor com aquilo que fazia em seu tempo livre: cozinhar, onde se dedica há mais de 20 anos. Contudo, entre cursos de desenho e pintura, encontrou na Aquarela um jeito de expressar sua inquietude, com notória vocação para criar e manusear, sendo capaz de combinar e ressignificar coisas improváveis com sutileza e rara felicidade. E assim fez com as fotografias, poesias, palavras e papeis em delicadas colagens que formam, ao sobrepor-se, obras surpreendentes.
Mauro Fernandes (São Paulo, 1972), arquiteto, tem a poesia no coração. Ao longo de sua vida, coleciona histórias e sentimentos presentes em cada palavra que leva ao papel.
Fabiano Al Makul (São Paulo, 1973), músico e fotógrafo autodidata, tem seu trabalho caracterizado por uma pesquisa não sistemática sobre o acaso, em cenas ricas em cor e luz que normalmente passariam despercebidas, como a seleção de imagens que propõe para o Coletivo, registros do cotidiano de seu entorno.